Câmara Picuí instala sistema de energia solar fotovoltaica

Responsabilidade ambiental.

#MeioAmbiente POR ALESSANDRO 25 DE ABRIL DE 2024

A Câmara de Vereadores do município de Picuí, localizado na região do Seridó da Paraíba, acaba de instalar painéis solares para a produção da energia fotovoltaica, se tornando umas das primeiras Casas de Leis do estado a contar com o serviço. A ação integra o "Câmara Verde l", projeto criado pela sua gestão do vereador-presidente Ataíde Xavier (PP), no início deste ano, que tem como propósito articular ações internas inspiradas na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além do quesito sustentabilidade, colaborar com o meio ambiente e por ser uma fonte limpa de fornecimento de energia, o novo sistema de energia solar contribui com a redução de emissão de gases e dos impactos causados por reservatórios e linhas de transmissão.

Os geradores fotovoltaicos, com potência ampla, instalados no telhado do Legislativo, entrarão em operação nos próximos dias e vão gerar 100% de energia solar, suprindo as necessidades de toda sede do Poder Legislativo picuiense. O objetivo é contribuir com o meio ambiente e economizar com a conta de luz.

O vereador-presidente Ataíde Xavier, priorizou, no biênio 2023/2024, a economia e transparência dos atos públicos e, principalmente, a preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade. "Com a energia solar, limpa e renovável tenho certeza de que trará bons frutos ao nosso Legislativo", comentou.

A obra, que representa a terceira parte do Câmara Verde, está sendo executada em parceria com a empresa Solar-X Engenharia e conta com a instalação de 10 módulos de 560 TSUN, Inversor de 5 kW Deye. A Geração estimada de 750 kWh/mês, foi usada uma Área de 24 metros do telhado da Câmara Municipal de Picuí.

Sobre o Câmara Verde

O Projeto Câmara verde propõe parcerias com profissionais dos setores públicos e privados para a ministração de cursos e oficinas com o intuito de sensibilizar, instruir e capacitar servidores em todos os níveis funcionais, vereadores e colaboradores da Câmara, dentro da política dos 5R´S (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), que abrange desde ações de consumo responsável à gestão de resíduos sólidos, de forma sucinta e funcional, com metas de curto e médio prazo, para transformação de hábitos e ações de impactos ambientais dentro e fora do espaço laboral.

O projeto foi instituído Câmara Municipal de Picui, por meio da gestão do vereador-presidente Ataíde Xavier, diante do reconhecimento de uma crise ambiental em escala global, comprovada cientificamente, e da necessidade da participação de todos os segmentos da sociedade em busca de soluções sustentáveis, inclusive da administração pública.

O Câmara Verde tem como objetivo amenizar os impactos ambientais gerados pelas atividades do Poder Legislativo de Picuí, por meio de ações de educação, capacitação e orientação quanto ao uso consciente dos recursos naturais e estímulo ao melhor aproveitamento de materiais utilizados no serviço.

As ações já implementadas seguem os padrões ambientais que são:

Uso dos recursos hídricos, com a contrução de uma cisterna para o reaproveitamento das águas das chuvas com capacidade de aproximadamente 40.000 litros;

Energia Solar;

Painel de votação eletrônico para digitalização das matérias.

As ações são voltadas aos vereadores, servidores do Legislativo Municipal.

Ascom da Câmara Municipal de Picuí.